sábado, 12 de outubro de 2013

Sistema Aquário

                                      Sistema Aquário

Aula experimental nº 1


Miguel Carvalho 2013

Numa das aulas práticas de Biologia e Geologia fomos observar o sistema aquário localizado no interior da nossa escola que faz par com o ecossistema (lago) planificado e construído fora da mesma.

 Pudemos observar que o Aquário é um sistema aberto, sistema esse que faz trocas de energia, como por exemplo luz e calor, e de matéria, por exemplo alimento e gases, com o exterior.
No aquário que observamos conseguimos identificar facilmente 4 subsistemas: Hidrosfera (água no interior), Geosfera (o fundo do aquário composto por terra), Biosfera (todas as formas de vida nele existentes)e Atmosfera (todos os gases que possam estar dentro do aquário).



Interacções entre os vários subsistemas

  • Biosfera - Hidrosfera - As formas de vida que estão dentro do aquário necessitam de água para sobreviver porque esta tem o oxigénio necessário à sobrevivência dos seres vivos;
  • Biosfera - Geosfera - As plantas que podemos observar estão fixas à terra no fundo do aquário e é aí que vão buscar os sais necessários à sua sobrevivência;
  • Atmosfera - Hidrosfera - Acontecem trocas gasosas entre o ar que se encontra em contacto com a água, entra oxigénio e sai dióxido de carbono;
  • Biosfera - Biosfera - Os peixes e anfíbios libertam, nos seus dejectos, nitratos. As bactérias (que se encontram no filtro) por sua vez transformam os nitratos em nitritos, nitritos esses que promovem o desenvolvimento das plantas contidas no aquário;
  • Biosfera - Biosfera - Os girinos alimentam-se das algas que estão nas paredes do aquário.



Transladação de girinos e peixes

Durante esta aula prática também pudemos realizar a transladação de girinos do aquário para o lago e de peixes do lago para o aquário.

Começa-mos primeiro por procurar os girinos no aquário:
Paulo Pinheiro 2013



Depois de os encontrar-mos o professor demonstrou como apanhar um:
Paulo Pinheiro 2013





De seguida coloca-mos os girinos numa tina e levá-mo-los para o lago, tendo que ter cuidado com a diferença de temperatura enche-mos a tina com um pouco de água do lago e pousamos na água para que o choque térmico não fosse grande e não levasse à morte dos girinos:


Paulo Pinheiro 2013
Paulo Pinheiro 2013







































Depois procura-mos os peixes no lago e colocá-mo-los na tina:

Miguel Carvalho 2013






Ricardo Gomes 2013































De seguida procede-mos à colocação dos peixes no aquário:
Paulo Pinheiro 2013



Aula experimental nº 2


Na segunda aula experimental estivemos a analisar ao microscópio material que recolhe-mos do aquário e do lago (à direita está o material recolhido do lago e à esquerda o recolhido do aquário). Para isso usamos vários instrumentos como as lamelas, laminas escavadas, conta gotas e agulha. Na imagem também se observa o vidro do relógio que nós não utilizamos:


Catarina Madureira 2013



O objectivo era utilizar o microscópio para encontrar micro-organismos nas amostras: 
Paulo Pinheiro 2013 

De facto fizemos isso e sem grandes dificuldades com esta amostra (1) conseguimos  encontrar vários micro-organismos: 
Paulo Pinheiro 2013 (1)







Miguel Carvalho 21 (Ampliacção 4x10)

































Renovamos a amostra e voltamos a procurar mais microorganismos, desta vez sem sorte.
Contudo concluímos o objetivo da aula, procurar, encontrar e fotografar os microorganismos presentes nas amostras.